A Globo não esperou terminar a votação dos ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que decidiram, por 6 votos a 1, barrar a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da República.
Quando os votos estavam 4 a 1 contra a candidatura do ex-presidente, a Globo interrompeu a programação com o seu plantão para anunciar a decisão que naquele momento já estava decretada.
Renata Lo Prete, dos estúdios do “Jornal da Globo”, foi a responsável por dar a informação da inelegibilidade de Lula. Em seu horário normal, o telejornal é exibido no início da madrugada. A Globo interrompeu o “Globo Repórter” por volta das 23h20.
O plantão da emissora rendeu comentários na web. “Começaram a gritar aqui no condomínio sobre a rejeição da candidatura do Lula”, escreveu um perfil no Twitter. “Eu só estava esperando esse plantão, não tenho paciência de acompanhar a votação eles enrolam demais pra dizer sim ou não”, declarou outro.