Upa recebe certificado por excelência no atendimento

arede

Entre janeiro a abril, foram 33.338 pacientes atendidos. A UPA conta com 130 funcionários e 30 médicos

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Pronto Atendimento Infantil (PAI) Santa Paula, gerida pelo INDSH - Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano, acaba de se tornar a única UPA da região Sul e Sudeste do Brasil reconhecida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) com a Acreditação Hospitalar nível 1, principal certificação de qualidade do país na área da saúde.

O reconhecimento é fruto de um rigoroso processo de auditoria realizada por uma equipe externa, com base em critérios estabelecidos pela ONA para que o atendimento ofertado aos pacientes seja realizado com segurança. Para isso, diversas ações de melhoria foram implantadas na Unidade no último ano e os profissionais passaram a adotar protocolos de atendimento utilizados nas melhores instituições de saúde do país e do mundo.

“A acreditação é o reconhecimento dos serviços prestados para a população ponta-grossese. Nos últimos anos o governo investiu muito na saúde da comunidade, seja na Atenção Primária ou na área de urgência e emergência. Essa certificação não é apenas um ganho para a administração pública, ela é mais uma maneira da população ter certeza da qualidade do trabalho desenvolvido na UPA e PAI Santa Paula”, comenta a secretária de saúde, Angela Pompeu.

“Nosso governo acompanhou toda a estruturação da UPA e seus primeiros atendimentos. Saber que foi nessa gestão que conseguimos a acreditação é motivo de muito orgulho para todos nós. A população que necessita desse atendimento de urgência e emergência tem o melhor do sul e do suldeste. Nosso objetivo é sempre melhor a qualidade de serviços prestados na saúde pública”, diz o Prefeito Marcelo Rangel.

“A acreditação também muda a cultura dos funcionários, gerando uma nova mentalidade. Já a população de Ponta Grossa vai notar, de maneira natural, o acolhimento e o atendimento humanizado”, ressalta o presidente do Instituto, José Carlos Rizoli.

CERTIFICAÇÕES

País tem apenas 576 instituições

Em todo o Brasil, apenas 576 instituições de saúde são certificadas pela ONA, entre elas instituições públicas e privadas consideradas referência. Especificamente nos serviços de Pronto Atendimento, além da UPA/PAI Santa Paula, apenas uma UPA em Fortaleza também é certificada. Para obter a certificação, os serviços de saúde precisam passar por quatro etapas de avaliação, sendo: diagnóstico, pré-certificação, certificação e homologação.

0
0
おすすめ