Um corpo celeste de 500 metros de diâmetro e 3,4 bilhões de toneladas de peso poderia liberar, em caso de colisão com a Terra, uma energia três vezes maior do que a de todas as bombas nucleares que explodiram na história da humanidade.
Voando hoje em dia em órbita em torno do Sol, o asteroide Bennu pode vir a embater contra a Terra em 21 de setembro de 2135, de acordo com os cálculos dos cientistas.
Embora os riscos sejam mínimos, a NASA planeja construir uma nave espacial que possa usar armas nucleares para detonar o corpo celeste.
O asteroide ameaçador, que poderia causar o fim do mundo, tem 500 metros de diâmetro e pesa 3,4 bilhões de toneladas. No caso de coalizão com a Terra, liberaria uma energia equivalente a 1.450 megatons de TNT, que é três vezes mais do que todas as bombas nucleares que explodiram na história.
A missão, que tem o nome de HAMMER (Hypervelocity Asteroid Mitigation Mission for Emergency Response, ou seja, Missão de Resposta de Emergência Hiperveloz para a Mitigação de Asteroide, em tradução livre) pode usar dois mísseis táticos para evitar a chegada do asteroide. Os pesquisadores responsáveis por essa ideia devem apresentar seu trabalho no próximo mês de maio.
Fonte:rede