Comprar uma caixa Bluetooth da JBL por um preço mais baixo é o sonho de consumo de muitas pessoas. O dinheiro pode estar curto, mas a vontade de ter um speaker da fabricante, como a Xtreme, a Flip 3 e a Charge 3, é grande. Com isso, o próprio site oficial da marca oferece uma alternativa para esse público: são os produtos seminovos, ou remanufaturados (refurbished, em inglês), que já foram usados, mas que por alguma circunstância retornaram à fábrica. Os dispositivos sofreram reparos e estão novamente bons para o uso.
Para se ter uma ideia, o desconto para um produto nessas condições pode chegar a R$ 600. De acordo com a JBL, os itens vendidos na condição de seminovo foram restaurados "com peças originais, testados e habilitados por uma equipe técnica especializada", o que habilita novamente o funcionamento integral com "segurança, qualidade e desempenho".
Outro problema é a duração do tempo de carga e da bateria, que pode perder números em relação ao exemplar novo, além de possíveis marcas de uso. Vale lembrar, porém, que nada disso é uma regra. O produto pode acompanhar ainda cabos e conectores igualmente seminovos.
Quem preza pela qualidade das embalagens de seus eletrônicos, também pode ficar um pouco desapontado ao receber o alto-falante em casa. Isso porque, de acordo com o site oficial, o pacote dos remanufaturados "contém apenas informações obrigatórias por lei, sem nenhum tipo de apelo visual".
Vale lembrar que a JBL não é a única a oferecer eletrônicos reparados de forma oficial. A Canon do Brasil também adere à prática de reembalar câmeras e oferecer descontos. Lá fora, a prática é comum em companhias como a Apple e com as famosas câmeras de ação da GoPro, por exemplo.