MUNDO Líder do EI para norte do Afeganistão morre em bombardeio

CONTEUDO UNIVERSAL
Policiais afegãos montam guarda próximos ao local de atentado suicida reivindicado pelo grupo Estado Islâmico em 21 de março de 2018 em Cabul, no Afeganistão - AFP

O líder do grupo Estado Islâmico (EI) para o norte do Afeganistão, Qari Hikmat, morreu em um bombardeio aéreo realizado pelas forças aéreas afegãs e americanas – anunciaram fontes oficiais neste sábado (7).

Segundo o Ministério da Defesa, a operação aconteceu nesta sexta-feira (6) no distrito de Darzab, na província de Jawzjan, e nela morreram o comandante do EI e vários de seus homens.

“Qari Hikmat era uma figura-chave do Daesh (acrônimo do EI em árabe) no norte do Afeganistão, responsável e relacionado a inúmeros ataques terroristas”, afirmou o Ministério em um comunicado.

O Ministério também informou que os homens de Qari Hikmat escolheram Mawlawi Habib-ul-Ruhman como seu sucessor.

“É um duro golpe para o Daesh”, comentou o chefe da polícia de Jawzjan, Faqir Mohamed.

“[Qari Hikmat] era o fundador do EI no norte do Afeganistão. Recrutou combatentes e era responsável por muitas mortes e decapitações”, completou.

O governador provincial de Jawzjan, Lotfulá Azizi, confirmou as mortes e disse que o episódio “afetará o recrutamento do Daesh no norte do Afeganistão”. Azizi descreveu Qari Hikmat como um “mestre em crueldade e brutalidade”.

0
0
おすすめ