O ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, nunca se anunciou como pré-candidato à Presidência da República. Mesmo assim, o último levantamento do Datafolha apontou que 8% a 10% dos brasileiros pretendiam votar em Barbosa; um índice significativo para uma figura que nunca fez campanha para tal finalidade.
Assim, a notícia oficial de que o ex-ministro não participará do pleito eleitoral de 2018 vem repercutindo entre os presidenciais. O que fez Jair Bolsonaro gravar sua opinião à respeito de uma possível disputa entre ele e Joaquim Barbosa. “Quando se fala o nome dele, na cabeça de muita gente, ainda vem a história do mensalão. Ele me citou no mensalão, o único que não foi comprado pelo PT”, lembra o deputado federal, buscando relacionar os dois perfis de eleitor em entrevista ao Correio Braziliense.
Bolsonaro arrisca resultado contra Joaquim Barbosa
Para Bolsonaro, os possíveis eleitores de Joaquim Barbosa devem migrar para seu grupo. “A primeira coisa que vem à cabeça do eleitor é a questão do combate à corrupção. Minha imagem está bem associada a isso também”, justifica. Assim, o parlamentar acredita que é um dos beneficiados com a saída do ex-ministro do STF do pleito eleitoral.
Contudo, um cenário em que Bolsonaro e Barbosa disputariam o eleitorado não assusta o deputado. “Não posso dizer que ganharia, não é afirmativo, mas acredito que sim, tenho chance de ganhar as eleições”, crava o parlamentar. Para o pré-candidato, seus 20% de intenção de voto é apenas um ponto de partida. “Alguns dizem que atingiu o teto. Então, seria melhor se eu tivesse cinco e não 20. Aos poucos, os rótulos feitos contra mim estão sendo desfeitos”, encerra.